2021
curta-metragem | Mulheres de Luta (em finalização)
Direção; direção de produção, direção de fotografia
Curta-metragem documental que aborda as memórias de três mulheres de Brumadinho, suas relações com a terra e com o rompimento da barragem ocorrido na região.
Projeto contemplado pelo Lei Aldir Blanc MG (2021)
"Em janeiro de 2019, a tragédia do rompimento da barragem do Córrego do Feijão, no município de Brumadinho, levou quase trezentas vítimas, impactando direta e indiretamente milhares de pessoas. Mulheres, mães, esposas, amigas perderam pessoas com quem compartilhavam suas vidas e tiveram que se reestruturar a partir de suas questões íntimas e também políticas. Diante do projeto de construção de um memorial em homenagem às vítimas do rompimento da barragem, nos perguntamos:
É possível construir um inventário em nome da vida dessas mulheres para além apenas dos bens de patrimônios formais? O que essas mulheres podem contar e que não estaria neste museu? Que outras histórias podem ser contadas além das narrativas oficiais, institucionalizadas? A ideia de Memorial, grandiosa, consegue mesmo transmitir esses fragmentos íntimos da memória?"
ficha técnica:
Direção: Júlia Braga, Ana Sanders, Amanda Salvador e Giovana Lemos
Direção de Produção: Júlia Braga, Ana Sanders, Amanda Salvador e Giovana Lemos
Produção Local: Raniela Gerciani
Direção de Fotografia: Júlia Braga e Ana Sanders
Som direto: Giovana Lemos
Montagem: Matheus Antunes
Color Grading: Matheus Antunes
Edição de som: Matheus Antunes